segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeitura de São Luís firma parceria com o MEC para a rede de ensino municipal

Aconteceu no auditório do Liceu Maranhense a implantação da primeira fase do projeto “Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização”, que visa consolidar a alfabetização na rede de ensino municipal. O evento contou com a participação de mais 15 municípios do interior do Estado.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo, por meio desta ação, garantir a alfabetização dos alunos matriculados nas turmas da III etapa do 1º ciclo, I e II etapas do 2º ciclo do Ensino Fundamental da rede municipal e dos que se encontram em situação de distorção idade/série-não alfabetizados e sem nenhuma experiência anterior de escolaridade ou com um histórico de sucessivas reprovações.
Esse projeto surge numa hora extremamente importante para a educação de São Luís porque ele atualiza todo debate sobre a pedagogia e as metodologias de alfabetização escolar da rede municipal. Oportuniza, por exemplo, alfabetizar plenamente mais de seis mil alunos que ainda contam com alguma deficiência no seu processo de aprender a ler e escrever.
O projeto de Correção de Fluxo Escolar dos 1º e 2º Ciclos tem a parceria do grupo de estudos sobre Educação, Metodologia, Pesquisa e Ação (Geempa) e do Ministério da Educação e Cultura (Mec).
A implantação do projeto em São Luís será efetivada em três fases distintas e terá duração de três meses contemplando mais de seis mil alunos, organizados em 317 salas de aulas, distribuídas em 87 escolas municipais. Nesta primeira fase, foram contempladas 28 escolas.
Para a superintendente de Ensino Fundamental da Semed, Áurea Regina Prazeres, o projeto foi desenvolvido a partir da análise da realidade escolar da rede municipal de ensino. “Percebemos a necessidade de desenvolvermos medidas pedagógicas urgentes que venham resolver estas questões”, afirmou.
Para a professora da UEB Rubem Teixeira Goulart, Rúbia Nara Oliveira, o Projeto de Correção do Fluxo Escolar na Alfabetização permite conhecer o desempenho dos alunos por meio da avaliação a que eles serão submetidos possibilitando, também, aos professores melhor aproveitamento.
O projeto Correção do Fluxo Escolar pretende envolver os processos afetivos e relacionais dos alunos atendidos, ampliando sua autoestima, a vontade de aprender, de ir para a escola e continuar seus estudos. (Da Secom / Prefeitura de São Luís)