sábado, 11 de fevereiro de 2012

Assessoria 2012

A Caravana da Alfabetização Pós-construtivista retorna ao Maranhão para ministrar curso inicial de cinco dias na cidade de Codó. Participarão do evento 14 municípios maranhenses, São Luís e Piauí, confiram a programação:
MEC/Geempa 2012
Programa do Curso de alfabetização pós-construtivista relativamente aos conhecimentos científicos
Codó - Maranhão



1º dia –13/02/2012
2ª feira
2º dia 14/02/2012
3ª feira
3º dia –15/02/2012
4ª feira
4º dia –16/02/2012
5ª feira
5º dia – 17/02/2012
6ª feira




M
a
n
h
ã 

8h
às
12h

(em grande grupo)

Construindo um Contrato Didático para este curso.

Caracterização dos conhecimentos prévios sobre o pós-construtivismo.


Constituição das turmas


Exibição do documentário:
-Que letra é essa?

(nas turmas)
Apresentação por duplas

Início do juri simulado
Leitura dos textos


(nas turmas)





Aspectos sociológicos do aprender concretizados na organização de grupos áulicos para promover interação de aprendizagens.

(em grande grupo)

Psicologia cognitiva
Inatismo, empirismo, construtivismo e pós-construtivismo
        
Dra Esther Pillar Grossi


Exibição do documentário:
- Do gozo da ignorância ao desejo de aprender


Aspectos antropológicos do aprender.

Dra. Rozeli Maria Porto


(em grande grupo)



Aspectos psicanalíticos do aprender

Dra Esther Pillar Grossi





Saúde e aprendizagem

Dra. Ana Cecília Sucupira


(em grande grupo)



Didática da Matemática

Dra Esther Pillar Grossi





Uma pedagogia pós-construtivista:
Nova estética para a sala de aula

 XXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXX




T
a
r
d
e

14h
às
18h






        
(nas turmas)

Alguns aspectos teóricos do pós-construtivismo
Juri simulado sobre
Dificuldades e facilidades para aprender
Mãe e professora
Amor e ódio


Psicogênese da alfabetização
Aula-entrevista com um aluno por turma


Psicogênese da alfabetização:
Estudo da Aula-entrevista



(nas turmas)


Psicogênese da alfabetização Estudo sobre como aplicar a Aula-entrevista
A aula-entrevista como instrumento da caracterização do processo de apropriação da leitura e da escrita:
um aluno por grupo áulico



Vinculação da psicogênese e da didática


(nas turmas)

Psicogênese da alfabetização:
Aula-entrevista de cada participante do curso com um aluno



Sessão de jogos com alunos entrevistados



Análise dos resultados nas
Aulas-entrevistas


(nas turmas)




Definindo atividades para conquistar a
leitura e a escrita 




Reaplicação dos instrumentos de caracterização sobre o pós-construtivismo



(nas turmas)


Rito de passagem para o pós-construtivismo



A lição sobre o que foi aprendido



Planejamento das próximas ações ensinantes
XXXX
cXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

N
o
i
t
e


(lição de casa)
- Estudo da psicogênese

Produção textual:
- Por que me tornei professor?





O jogo como um elemento central em pedagogia



Atividade cultural
Filme: Nenhum a menos




Nota: É condição para participar deste Curso do Geempa a presença plena em todos os seus momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário